FrançaisEnglishGermanSpanishItalianPortuguês (Portugal)RussianChineseالعربية / ArabicDevnagari/Hindi
Cet e-mail est protégé contre les robots collecteurs de mails, votre navigateur doit accepter le Javascript pour le voir
Editorial arrow Corte de jacto de água
Corte de jacto de água

Decoupe jet d'eau

Decoupe jet d'eau

Decoupe jet d'eauDecoupe jet d'eau

Decoupe jet d'eau

Decoupe jet d'eau

Decoupe jet d'eau

Corte de jacto de água

Comp. 18 m Larg. 4,50 m  Misto  Jacto de agua e Plasma

 

O corte de jacto de água é um processo de fabricação que utiliza um jacto de água para cortar o material (exemplos: espuma, couro, etc.).

A água, ou mais exactamente o fluido, pode conter aditivos, nomeadamente para facilitar o corte do material.

O corte por jacto de água adicionado com um abrasivo (tipo granada), com uma granulometria de 80 mesh por norma, permite o corte de metais, pedras, mármores, vidro em espessuras que vão até 600 milímetros. 

Distinguem-se duas técnicas de corte. O corte por água pura (todo os materiais são cortados por cutter). Bico de corte de 0,08 mm a 0,30 mm (inserto de safira industrial). 

O corte de água carregada com abrasivo (todos os materiais).

A água passa pelo bico, adiciona-se areia aí, a água e a areia passam pelo canhão de focalização que assegura uma cilindricidade da mistura.

Bico de corte de 0,20 mm a 0,40 mm (inserto de uma safira industrial).

Canhão de focalização de 0,50 mm a 1,2 mm.  Um só material não pode ser cortado por jacto de água: o vidro temperado, que quebra logo no primeiro milímetro de corte. 

A água sobre pressão muito elevada (2000 a 4000 bar) sai do bico de corte a uma velocidade de 600 a 900 m/s, o que origina um ruído entre 60 e 110 decibéis. 

As máquinas da última geração integram uma cabeça montada em dois eixos e um algoritmo que permite compensar o único ponto fraco do jacto de água: os desperdícios.

  

  

  

 

Pied de page